Cuidados com cabelo: por que usar tônico capilar, para que serve e como usar?

O tônico capilar é um produto indicado para uso no couro cabeludo. Ele tem vários benefícios e vamos te mostrar hoje os motivos para adicioná-lo em sua rotina de cuidados com o cabelo e como usá-lo.

Para que serve o tônico capilar?

De acordo com a cabeleireira, hair stylist e maquiadora Paloma Performance, o tônico capilar pode ser um grande aliado para o crescimento de cabelos saudáveis e fortes.

“O tônico certo atua na microcirculação e ativa a irrigação do bulbo capilar. Isso aumenta o suprimento de nutrientes e estimula a renovação celular, proporcionando uma maior maturação da queratina e estimulando o crescimento capilar mais resistente”, explica.

Além disso, ele pode servir para tratamentos capilares.

Quais as vantagens de usar tônico capilar?

Segundo Paloma, “vale a pena inserir na rotina esse cuidado. O tônico tem várias funções, ele trata a caspa, seborreia, previne a queda do cabelo e estimula o crescimento dos fios”.

Como usar tônico capilar?

Todos podem inserir esse produto em sua rotina de cuidados com o cabelo. “O couro cabeludo é composto pelo bulbo e tem capacidade de absorver nutrientes. Nutrindo-o com a aplicação do tônico adequado teremos um cabelo mais saudável e fortalecido”, diz a especialista.

Sobre o modo de uso, Paloma comenta que o ideal é sempre ler o rótulo do produto para entender as recomendações.

“Geralmente, para melhores resultados, os tônicos são aplicados duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Como o produto age somente no couro cabeludo, melhorando a oxigenação do bulbo, só deve ser aplicado nessa área”, frisa ela.

Com relação à frequência, a cabeleireira recomenda usar todos os dias.

“Como é um produto que age no couro cabeludo, pode ser usado com os cabelos úmidos ou secos. É fundamental massagear a área ao aplicá-lo para ativar a circulação sanguínea, intensificando a absorção dos nutrientes e oxigenação na raiz”, finaliza.

Viu só como é importante usar um tônico para o cabelo? Aprenda mais sobre cuidados capilares aqui no blog da Ervik!