atividades físicas

Você sabia que o cabelo pode sofrer danos enquanto fazemos atividades físicas? Isso acontece, na maioria das vezes, quando nos esquecemos de ter alguns cuidados durante e depois dos exercícios, levando a problemas como a queda e quebra dos fios, por exemplo. Por isso, selecionamos o melhor cronograma capilar para você tratar e cuidar dos seus fios antes e depois das atividades físicas.

“Nossos cabelos, por vezes, sofrem com o mau gerenciamento de limpeza, hidratação, proteção, entre outros aspectos”, afirma a tricologista Viviane Coutinho, do Rio de Janeiro.

Há, contudo, algumas formas de evitar que os cabelos sejam agredidos mesmo se você for uma daquelas pessoas que se exercitam todos os dias. Veja a seguir:

Cuidados com os cabelos durante as atividades físicas

atividades físicas

1. Prenda os cabelos sem tensioná-los

Antes de começar suas atividades físicas, prenda os fios em rabos de cavalo ou coques, mas sem tensionar os fios. “Além de facilitar a própria prática da malhação, também é uma opção mais segura, pois com os cabelos presos, não há o risco das mechas se enroscarem em algum aparelho ou equipamento de ginástica”, explica a profissional.

O ideal é não fazer penteados muito puxados, já que a tração dos fios é importante para a saúde capilar. “Pode surgir a alopecia, uma formação de falhas no couro cabeludo, principalmente na região das têmporas, da franja, nuca e também atrás das orelhas”, completa.

Por fim, aposte em prendedores que não machuquem ou agridam os fios.

2. Use produtos com proteção ao praticar atividades físicas

Ao se exercitar na piscina, no mar e ao ar livre, é indispensável usar produtos que protejam os fios de possíveis danos. “Escolha um leave-in que tenha proteção, por exemplo, e finalizadores e máscaras que cuidam do cabelo quando ele entra em contato com cloro e água salgada”, sugere.

“Esse produto cria uma película protetora, selando os fios. A proteção reflete os raios do sol, impedindo que a luz extraia a umidade natural do cabelo.”

3. Aposte em chapéus e bonés para proteção

Se você ficar exposto ao sol durante suas atividades físicas, também é essencial usar um chapéu. “Atualmente, já temos opções de chapéus e bonés próprios para atividades físicas, que apresentam uma ventilação melhor no couro cabeludo. Vale a pena investir”, garante a tricologista.

4. Lave o cabelo depois das atividades físicas

O ideal é higienizar o couro cabeludo depois de cada treino – e isso vale para quem malha diariamente.

“Muitos pacientes me perguntam se basta secar o cabelo com secador para tirar o suor e, na sequência, ir trabalhar, por exemplo. Mas não é a opção mais indicada”, diz Viviane. “Não é bacana quando o suor se acumula no couro cabeludo, dificulta a transpiração e ocasiona acúmulo de sujeira e produtos.”

5. Siga um cronograma capilar de tratamentos

Quem faz atividades físicas todos os dias, e, por consequência, acaba lavando o cabelo diariamente, pode sentir que os fios estão mais ressecados.

Segundo a profissional, isso ocorre por conta do mau gerenciamento dos cosméticos de sua rotina capilar.

“Escolhendo os produtos corretos, você devolve nutrientes importantes, o que ajuda muito na qualidade do seu fio. Mas manter um cronograma específico, respeitando as necessidades do seu cabelo, também é essencial nesse resultado final. Não deixe de malhar, apenas aprenda a administrar os cuidados capilares com a atividade física”, finaliza.